Pesquisar neste blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MOACYR SCLIAR











Escritor e médico, Moacyr Scliar é autor de mais de 80 livros, entre romances, como o clássico O centauro no jardim (1980), livros de contos, de ensaios, de crônicas e ficção infanto-juvenil. Suas obras foram publicadas em diversos países, como Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Japão, Argentina e Canadá. Foi agraciado com diversos prêmios, entre os quais o Prêmio José Lins do Rego, o Prêmio Mário Quintana e o Prêmio Jabuti, o qual ganhou pela quinta vez em 2009 com o romance Manual da Paixão Solitária (2008). É colunista de importantes jornais e tem textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio, no Brasil e no exterior. Ocupa a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras.









1. SOBRE O EVENTO:

JUNHO - Bate-papo com o Escritor: literatura para todos

Escritores que se dedicam aos diferentes gêneros literários e aos mais variados temas vão conversar com o público em um bate-papo descontraído e surpreendente. Prosa, poesia, música, história e muito mais! É uma oportunidade para o público ter contato com um escritor, trocar ideias, conhecer ou ampliar o seu conhecimento sobre literatura, ouvir histórias sobre o universo literário e se divertir.




2. PROGRAMAÇÃO

Alumínio, 24/jun às 13h30min. Local: Biblioteca Pública Rua Albino Henrique Duarte, 59.














Um comentário:

  1. Eu estive lá! Foi um dia realmente inesquecível. Registrei tudo com fotos e guardei na memória cada palavra desse ilustíssimo escritor.
    Publiquei a experiência de participar de um bate-papo com o Scliar no meu blog (http://joaninhaplatinada.blogspot.com/) e ainda fiz questão de escrever uma matéria sobre o evento para o jornal.
    Para quem não leu, repito nesse comentário.

    (*)(*)(*)

    "Escrever é reescrever"

    Como já é de conhecimento de boa parte da população aluminense, a cidade participa de um projeto chamado Viagem Literária, que consiste em levar autores renomados a cidades do estado de São Paulo. No ano passado, recepcionamos autores de porte, como Carola Saavedra, Ignácio de Loyola Brandão, Francisco Alvim e Adriana Lisboa.
    Para abrir o projeto neste ano, o escritor convidado foi o contista, cronista e grande romancista Moacyr Scliar, que veio no dia 24 de junho, às 13h30. Ele é um dos autores brasileiros mais consagrados da atualidade, com cerca de 80 livros publicados e ocupando a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.
    O título desta coluna é exatamente uma das inteligentes citações feitas por ele no dia do bate-papo literário. Ele afirmou que uma história só se torna realmente boa após muito reescrevê-la. Valorizando a infância, ainda acrescentou que "ser escritor é manter os sonhos de criança".
    Quando perguntado sobre os livros preferidos de sua autoria, ele confessou: "Dos livros que escrevi, os juvenis são meus favoritos." Depois, fez um belo elogio aos adolescentes presentes, que eram a maioria no recinto: "Sou acostumado a me apresentar para jovens e por isso os conheço pelas perguntas que me fazem. Vocês, acreditem, são brilhantes."
    Continuando na temática da criação literária, ele revelou um grande segredo: "A tecla do computador mais usada pelo escritor é a delete." Moacyr diz que corta muitas partes de uma história e trabalha em cima dela por anos até considerá-la digna de publicação.
    Para finalizar, deixou uma dica para os alunos que prestarão o vestibular neste ano e um conselho que poderá ser carregado eternamente: "Depois de escreverem a redação, leiam-na atentamente. Se perceberem que podem fazer melhor, deletem-na e recomecem. Assim também é a vida: precisamos apertar a tecla delete em alguns momentos para que ela fique melhor."

    ResponderExcluir