Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

2ª SEMANA DA CULTURA - Alumínio 122 anos de história

Sucesso! É a palavra que melhor define a realização da 2ª Semana da Cultura da cidade de Alumínio. O evento que estava previsto para acontecer do dia 4 ao dia 7 de novembro, acabou agregando mais um dia e teve seu encerramento na segunda dia 8, devido a uma queda de energia no domingo. 


A abertura ficou por conta dos corais municipais “Vem Viver” e “Conversa Afinada” e, também, da banda musical “Enoque da Silva”, que na quinta-feira lotaram o auditório da Escola Municipal de Música. Com um repertório simples, mas emocionante, os corais encantaram o público por aproximadamente 45 minutos quando abriram alas para uma apresentação com o melhor da Banda Musical "Enoque da Silva”, que atualmente ostenta a segunda colocação no ranking nacional de bandas e fanfarras. 

Já na sexta foi a vez do lúdico tomar conta com o espetáculo do corpo teatral aluminense “Fazendo Arte”, que apresentou ao público a peça “Os turrões”, onde o contraste entre o campo e a cidade foi colocado em foco. Duas famílias, uma tipicamente rural, com quase uma dezena de membros, acaba por dar abrigo a clássica família urbana: pequena, preconceituosa e cheia de manias. Pronto. Com a confusão armada, o espetáculo alternou entre momentos de reflexão, ao abordar tabus do cotidiano, e takes hilários que levaram o público às gargalhadas.

O batismo dos capoeiristas dos NAF’s e a abertura do Festival de Dança ocorreram no sábado. Pela manhã, no ginásio de esportes “Paulo Jacob de Oliveira”, na Vila Pedágio, houve jogo de capoeira e a entrega dos cordões. Enquanto que, no período da tarde, no ginásio de esportes da A.A.A, o balé municipal dava início ao Festival de Dança com o tema “literatura infantil” e coreografias alusivas às obras de autores como Mauricio de Souza, Ziraldo, Toquinho, Monteiro Lobato e etc. 

No domingo a platéia, que lotava as arquibancadas da quadra da A.A.A, aguardava ansiosamente o segundo dia do Festival de Dança, apresentação que encerraria a 2ª Semana da Cultura, quando, subitamente, uma queda de energia surpreende a todos. Depois de quase uma hora sem energia e a incerteza sobre a resolução do problema, a Divisão de Cultura decidiu adiar o evento para o dia seguinte, segunda-feira. Mas, no momento em que as pessoas deixavam o recinto, a luz retorna pro lugar qual nunca deveria ter saído, o centro do espetáculo. 
 
 Os números de dança se realizaram no domingo e, também, na segunda e a queda de energia, que num primeiro momento pareceu atrapalhar, no final serviu apenas para somar. Por mais clichê, há males que vem para bem.


 Em tempo: A Divisão de Cultura agradece a compreensão de todos os munícipes que prestigiaram os eventos da 2ª Semana da Cultura em Alumínio, mesmo com as dificuldades e os imprevistos, realizamos mais  um evento que abrilhantou nossa cidade. E vamos continuar trabalhando para que Alumínio tenha uma grandeza cultural compatível com a grandeza de seus 122 anos de história.

VEJA AS FOTOS: 









































Nenhum comentário:

Postar um comentário