Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MÁXIMAS DE MILTON HATOUM

O premiado escritor Milton Hatoum esteve, ontem, na cidade de Alumínio, para ministrar um fórum literário, parte da programação do Viagem Literária. Abaixo alguns momentos da palestra, que contou com mais 80 pessoas presentes no auditório da escola música Enoque da Silva.

  "Uma das coisas que a literatura pede é a concentração"

  "Hoje com a televisão e a internet é muito difícil o jovem se concentrar"

  "O primeiro livro que eu li, ainda criança, foi Vidas Secas de Graciliano Ramos, esse livro me marcou tanto como escritor e pessoa, tanto é que até hoje eu faço referências a ele"

  "O analfabetismo é o maior problema social do nosso país. Quem não tem acesso a palavra não tem lugar na sociedade"

  "Há assuntos mais importantes que o aborto, como a educação, a serem discutidos" - em relação ao momento eleitoral vivido no país

  "Existe um estigma por parte do público de que o autor é o protagonista do romance, isso não existe. Todos os personagens tem um pouco de mim, mas nenhum deles sou eu"

  "A morte de Halim me marcou bastante, não que eu tenha caído em pranto, mas de uma certa forma ela me tocou" - autor se referindo ao personagem Halim, do romance Dois irmãos

  "A indústria cultura enche as mídias com propagandas que, inconscientemente, os jovens compram sua idéia"

  "Num país onde Crespúsculo, Paulo Coelho e coisas do tipo, são os mais lidos e a juventude não sabe quem foi João Gilberto ou Gracíliano Ramos, não surpreende que um palhaço seja o deputado federal mais votado" - autor sobre a alienação da juventude brasileira e o resultado das eleições

  "Tem gente que confunde literatura com auto-ajuda"

Nenhum comentário:

Postar um comentário