Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oficina Literária: Paulo Scott

Paulo Scott ministra, no dia 12 de novembro, uma oficina de criação literária na cidade de Alumínio, através do programa Viagem Literária, criado pelo Governo do Estado em 2008. Abaixo a programação:


OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

AUTOR VERSUS NARRADOR
(DUAS CRIATURAS LONGE DO CRIADOR)
com Paulo Scott


DESCRIÇÃO:

ABORDAGEM DO “TURN POINT” NO PROCESSO CRIATIVO DO CONTO A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS DE AUTORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS.

1.         INTRODUÇÃO

2.         A DISTINÇÃO ENTRE AUTOR E NARRADOR

3.         OS TIPOS DE NARRADOR

4.         A FALSA CUMPLICIDADE COM O LEITOR

5.         A SURPRESA DO LEITOR
5.1.      EM FACE DO TEXTO OCULTO
5.2.      EM FACE DA MUDANÇA DE DIREÇÃO DA NARRATIVA
5.3.      O FINAL ABRUPTO E SUA JUSTIFICATIVA

6.         EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL SEGUIDO DE ANÁLISE
6.1.      O LEITOR CRÍTICO
6.2.      O TEXTO POR SI

7.         CONCLUSÃO

SERÃO UTILIZADOS TEXTOS DE PAULO SCOTT, MARÇAL AQUINO, DANIEL GALERA, JOCA TERRON, DANIEL PELLIZZARI E ALEXANDRE RODRIGUES.




SERVIÇO: A oficina tem 30 vagas. Ela dirige-se àqueles que têm interesse em desenvolver e/ou aprimorar o que já escrevem. As inscrições serão feitas na Biblioteca Pública Municipal.
Programação:
Alumínio, 12/nov das 8h30 às 12h30.
Local: Biblioteca Pública Municipal, Rua Albino Henrique Duarte, 59



Sobre o autor:   Paulo Scott nasceu em Porto Alegre-RS, em 1966, e atualmente vive no Rio de Janeiro. Publicou cinco livros: Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros (2001), sob o pseudônimo Elrodris; Ainda orangotangos (2003), finalista do Prêmio Açorianos de Literatura e adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro; Voláteis (2005), pelo qual recebeu o prêmio Autor Revelação do Ano de 2005 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; A timidez do monstro (2006) e Senhor escuridão (2006). Escreveu a peça Crucial dois um, que recebeu o Prêmio de Teatro Myriam Muniz. Também atua como roteirista, é colunista semanal do Portal Terra e escreve para várias revista de cultura no país. Em 2010 foi contemplado com a Bolsa Petrobras de Criação Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário