quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
2ª SEMANA DA CULTURA - Alumínio 122 anos de história
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010
OFICINAS TEATRAIS DA TRUPE KOSKOWISK
Mais informações e inscrições pelos telefones:
15 2104 8873
9111 4336
ou pelo email: trupekoskowisxk@yahoo.com.br
Oficinas oferecidas:
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
2a SEMANA DA CULTURA
Programação
04 de novembro:
Apresentação do Corais "Vem Viver" e "Conversa Afinada"
Banda musical "Enoque da Silva"
LOCAL: Auditório da Escola Municipal de Música
Horário: 19h
05 de novembro:
Apresentação da peça teatral "Os turrões" - Cia Teatral Municipal "Fazendo Arte"
LOCAL: Auditório da Escola Municipal de Música
Horário: 20h
06 de novembro:
Festival de capoeira dos Núcleos de Apoio às Famílias (NAFs)
LOCAL: Ginásio de esportesdo Pedágio
Horário: 09h
Festival de dança da Escola Municipal de Música "Enoque da Silva"
LOCAL: Ginário de esportes da A.A.A
Horário: 15h30
Festival de dança da Escola Municipal de Música "Enoque da Silva"
LOCAL: Ginásio de esportes da A.A.A
Horário: 18h
Mais informações: 11 4715 2240
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Alumínio recebe mostra do Dia Internacional da Animação
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Oficina Literária: Paulo Scott
SERVIÇO: A oficina tem 30 vagas. Ela dirige-se àqueles que têm interesse em desenvolver e/ou aprimorar o que já escrevem. As inscrições serão feitas na Biblioteca Pública Municipal.
Programação:
Alumínio, 12/nov das 8h30 às 12h30.
Local: Biblioteca Pública Municipal, Rua Albino Henrique Duarte, 59
Sobre o autor: Paulo Scott nasceu em Porto Alegre-RS, em 1966, e atualmente vive no Rio de Janeiro. Publicou cinco livros: Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros (2001), sob o pseudônimo Elrodris; Ainda orangotangos (2003), finalista do Prêmio Açorianos de Literatura e adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro; Voláteis (2005), pelo qual recebeu o prêmio Autor Revelação do Ano de 2005 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; A timidez do monstro (2006) e Senhor escuridão (2006). Escreveu a peça Crucial dois um, que recebeu o Prêmio de Teatro Myriam Muniz. Também atua como roteirista, é colunista semanal do Portal Terra e escreve para várias revista de cultura no país. Em 2010 foi contemplado com a Bolsa Petrobras de Criação Literária.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
"Mas Alumínio, muito mais recente, também tem uma história"
FONTE: O ESTADO DE S. PAULO
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Caderno 2; P. D14
Coluna Milton Hatoum
Também disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101015/not_imp624932,0.php
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Cultura promove festa das crianças
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
MÁXIMAS DE MILTON HATOUM
"Hoje com a televisão e a internet é muito difícil o jovem se concentrar"
"O primeiro livro que eu li, ainda criança, foi Vidas Secas de Graciliano Ramos, esse livro me marcou tanto como escritor e pessoa, tanto é que até hoje eu faço referências a ele"
"O analfabetismo é o maior problema social do nosso país. Quem não tem acesso a palavra não tem lugar na sociedade"
"Há assuntos mais importantes que o aborto, como a educação, a serem discutidos" - em relação ao momento eleitoral vivido no país
"Existe um estigma por parte do público de que o autor é o protagonista do romance, isso não existe. Todos os personagens tem um pouco de mim, mas nenhum deles sou eu"
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
PAULO SCOTT MINISTRA OFICINA DE LITERATURA EM ALUMÍNIO
Elrodris, alter-ego assumido por Scott em seu primeiro livro: Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros (2001), é uma espécie de auto-definição para sua escrita. Elrodris é o criador de monstros que vagueiam por uma atmosfera sombria de caóticas paixões, cenários que vão se desconstruindo, peça após peça, abalando o panorama do conservador e do trivial.
SERVIÇO: A oficina tem 30 vagas. Ela dirige-se àqueles que têm interesse em desenvolver e/ou aprimorar o que já escrevem. As inscrições serão feitas na Biblioteca Pública Municipal.
Programação:
Alumínio, 12/nov das 8h30 às 12h30.
Local: Biblioteca Pública Municipal, Rua Albino Henrique Duarte, 59
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Dia das Crianças
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Leituras escolhidas - MILTON HATOUM
Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Foi professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e professor visitante da Universidade da California (EUA). É colunista de O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine. Possui um livro de contos, A Cidade Ilhada (2009), além dos romances Relato de um Certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008), que renderam ao autor prestígio internacional e diversos prêmios, como o Jabuti, o Portugal Telecom, o Grande Prêmio da Crítica APCA, o Prêmio Livro do Ano e o Prêmio BRAVO! de Literatura. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.
.
Autores de diferentes gerações são convidados a falar sobre um livro e um autor que tenha marcado a sua formação como leitor e escritor. É um bate-papo apaixonante, uma oportunidade para conhecer ou ampliar o conhecimento sobre um autor e sua obra.
.
Público-alvo: ADULTO, PÚBLICO ESPONTÂNEO/ ESCOLAR ACIMA DE 15 ANOS
.
Com relação à obra MILTON HATOUM, recomendamos a compra do livro Dois irmãos..Para adquiri-lo, entre em contato com o setor comercial da editora: www.companhiadasletras.com.br
.
Alumínio, 07/out às 15h. Local: Biblioteca Pública, Rua Albino Henrique Duarte, 59
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Viagem Literária de setembro. Evento Carla Caruso
Escritora e ilustradora, Carla Caruso nasceu em São Paulo, capital, em 1969. Formada em Letras pela PUC-SP, trabalhou como jornalista e hoje conduz uma oficina contínua de criação literária no Instituto Callis - SP. Participa de projetos de incentivo à leitura, nos quais mantém contato com crianças, adolescentes e professores. É autora de diversos livros infantojuvenis, entre eles a coleção de poemas Bicho-de-livro (diversos títulos), Oswald de Andrade (2000), O segredo da vó Maria (2003), A Infância de Tarsila do Amaral (2004), Zumbi: o último herói dos Palmares (2005), Cecília Meireles (2008) e o mais recente Almanaque dos Sentidos (2009), que recebeu o selo "Obra Altamente Recomendável" pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Alumínio, 09/set às 10h. Local: Auditório da Escola de Música, Rua Albino Henrique Duarte, 59.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Sinopse dos espetáculos
Uma adaptação da obra de Luís Fernando Veríssimo “As mentiras que os homens contam” a comédia “Porque os homens mentem?” revela circunstâncias em que as mentiras tornam-se necessárias para o convívio social. Do marido que não quer magoar a esposa dedicada ao amigo que não pode revelar o que realmente aconteceu, as mentiras se justificam, tornando-se inevitáveis para o convívio social. No espetáculo, os atores revelam diversos tipos de mentira e perfis de mentirosos, criando uma grande identificação com o público, que com certeza já deve ter visto ou passado por alguma das situações encenadas.
Essa comédia arranca risos do público com a brilhante interpretação dos atores de papéis masculinos e femininos. O espetáculo tem duração de 80 minutos e é composto pelos textos A Aliança, Clic, farsa, Infidelidade, Grande Edgar, O Mendoncinha, Bolhas de Champagne e Homem que é Homem.
-----------------------------------------------------------------------------------
Sinopse do espetáculo:
O interrogatório de três suspeitos de assassinarem um conhecido político nacional. Durante o interrogatório, os suspeitos, uma pacata dona de casa, uma açougueiro poeta e um dogwalker, revelam que ¨coisas estranhas¨ acontecem com eles todas as vezes que ouvem a voz do político. Enquanto as cenas são mostradas, os investigadores tentam contar a história ficcional deste político que é praticamente um mito, uma alegoria, um ser amado e odiado por muitos. Duração: 60 minutos – Classificação etária: 12 anos.
-----------------------------------------------------------------------------------
“MÃOS AO ALTO, SP!”
Sinopse do espetáculo:
Mãos ao Alto, SP! é uma comédia nonsense que conta três histórias que são apresentadas de forma não cronológica.
Em uma, conhecemos Nélio e Manco, dois bandidos semiprofissionais encarregados de buscar uma encomenda para o chefe.
Na outra, Saldanha e Rodrigues, dois policiais hilários que estão à procura de uma mulher.
Por último, conhecemos os recém-separados Rafy e Flora, a embriagada Reni, seu mimado filho Mariano e a apavorada empregada Oswaldina.
Coincidências aparentemente impossíveis ligam estas histórias e fazem deste emocionante espetáculo uma experiência imperdível!
A adaptação e a direção de Fernando Ceylão deram à comédia um clima cinematográfico, brincando com diversos gêneros, indo da sátira de filme noir para sátira de filme de ação blockbuster anos 80. As referências ainda passam por Hitchcock, Fred Zinnemann, Tarantino, Corra que a Policia Vem Ai, Woody Allen, Peter Sellers e até sitcoms como Friends e Simpsons!
Junto com toda essa comicidade há um grande conceito visual e agilidade nas cenas, remetendo o público à estética do cinema.
Suspense, caminhos cruzados, histórias contrapostas e coincidências aparentemente impossíveis fazem o final desse espetáculo surpreendente!
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Site com 44 livros digitais com acesso gratuito.
Este é a primeira vez que uma universidade brasileira, com base no conteúdo de suas pesquisas, concebe um programa de publicação de livros originalmente previsto para o formato digital, com acesso gratuito. Apenas no primeiro mês de funcionamento foram feitos mais de 30 mil downloads.O projeto prevê a publicação de 600 livros eletrônicos em dez anos. Em 2010, serão selecionados e editados 58 novos títulos.
Originalmente pensado no formanto de livro eletrônico, o programa vai além de tornar a produção acadêmica ao público, oferecendo um e-book de acesso livre, numa linguagem mais acessível do que o discurso científico de origem. Os direitos autorais continuam a ser respeitados, com a proibição de publicar o conteúdo dos e-books ou de copiar trechos sem os devidos créditos.
Fonte: Boletim da Fundação Editora Unesp. Maio-Junho 2010 Ano 4 nº19